Online e presencial (no Cacém)
Rua Bela Vista, Alto da Bela Vista
São Marcos
2735-184 Agualva-Cacém, Portugal
Nesta segunda edição das Jornadas Avançadas em Aleitamento Materno, poderás assistir presencialmente, no Cacém, ou online, no conforto do teu sofá! Ou mesmo fazer uma espécie de híbrido e estar presencialmente nuns dias e online noutros!
As gravações ficarão disponíveis durante dois meses.
Se queres ainda adquirir a gravação da Alison Hazelbaker, podes fazê-lo mesmo que não fales inglês porque o evento teve tradução simultânea para português (da Alison Hazelbaker). Não queremos que a língua seja um impedimento à tua presença e aprendizagem!
A Bianca Balassiano é natural do Rio de Janeiro, Brasil e actua realizando atendimentos a famílias em clínica privada, desde 2008, como Consultora em Lactação e também como Psicóloga com enfoque na Perinatalidade e como Especialista em Atenção à Saúde Integral Materno-Infantil.
Desde 2015 o seu trabalho como consultora de amamentação é certificado internacionalmente com o mais reconhecido título na área de consultoria em lactação – o de IBCLC – International Board Certified Lactation Consultant®.
Como consequência natural da sua formação profissional, o seu trabalho tem como objectivo apoiar famílias a atingirem as suas metas individuais na lactação e parentalidade, com um olhar específico para a manutenção da saúde mental, compreendendo o fenómeno da amamentação na sua integralidade e estimulando a autonomia e a auto-eficácia.
Desde 2014, actua também como educadora para profissionais interessados em capacitar-se no atendimento às duplas mãe-bebé e suas famílias, num dos mais prestigiados cursos de capacitação para atendimentos de amamentação no Brasil, e também o primeiro curso brasileiro a ser reconhecido internacionalmente pelo IBLCE – International Board of Lactation Consultant Examiners®.
Hoje os seus cursos são oferecidos internacionalmente em formato online, com alunas nos mais diversos cantos do mundo, incluindo Portugal. Através destas formações, mais de 4000 profissionais já se capacitaram para actuar na assistência à amamentação, no Brasil e em todo o mundo. Muitas destas alunas, inclusive, conquistaram igualmente a certificação internacional pelo IBLCE.
Em 2020, Bianca lançou o seu primeiro livro pela Editora MapaLab, “Desmame gradual: como dar um final feliz à sua história de amamentação”, que hoje se encontra na sua 3ª edição, mantendo-se como o livro mais vendido da editora desde o seu lançamento. Trata-se de um guia estruturado e direccionado às famílias que desejam realizar de forma gradual e respeitosa o desmame com os seus filhos a partir dos 18 meses.
Através das suas redes sociais - especialmente do perfil de Instagram @biancabala e do Canal Bianca Balassiano Amamentação no YouTube, a Bianca propaga informação de qualidade e livre de conflitos de interesses sobre o processo da amamentação a mais de 100 mil pessoas diariamente.
Actualmente, para além dos seus cursos de formação profissional na sua empresa Bianca Balassiano Cursos, a Bianca participa também em aulas e congressos nacionais e internacionais e eventos de actualização. Ela dedica-se ainda à supervisão clínica de profissionais da assistência à amamentação e, sempre que possível, aos atendimentos individuais de acompanhamento da lactação no seu consultório localizado no Rio de Janeiro, onde vive com os seus filhos, Júlia e Bernardo e o seu marido Théo.
A Bianca vai falar-nos sobre inúmeros temas importantíssimos para profissionais que actuam com famílias no processo da amamentação: questões emocionais na amamentação, transtornos psíquicos comuns durante o processo, intercorrências pouco típicos como o DMER e a perturbação na amamentação. Para além de tudo isto, a Bianca irá ainda apresentar todo o seu método de desmame gradual para profissionais que desejam estar capacitados para apoiar famílias do início ao fim deste processo.
Nesta palestra será abordado o impacto das emoções e da psique materna no processo tão importante que é a amamentação. Exploraremos como as emoções da mãe podem influenciar a produção de leite, o vínculo com o bebé e a experiência geral de amamentar. Discutiremos também os desafios emocionais comuns enfrentados pelas lactantes, como a ansiedade, a culpa e a pressão social, e como essas emoções podem afetar a amamentação. Serão apresentadas estratégias e práticas para que os profissionais estejam melhor preparados para ajudar as mães a lidar com essas emoções e promover um ambiente saudável e acolhedor para a amamentação. O objetivo da palestra é fornecer insights valiosos sobre o aspecto emocional da amamentação e capacitar os profissionais a oferecerem suporte emocional adequado às mães durante esse processo.
Nesta palestra exploraremos os transtornos de humor e ansiedade que podem surgir durante o pós parto imediato e durante o período de amamentação. Abordaremos a relação entre as mudanças hormonais, as demandas físicas e emocionais da amamentação e o aumento do risco de transtornos como a depressão e ansiedade pós-parto, bem como os eventos não patológicos, como o blues puerperal. Discutiremos os sintomas desses transtornos, seus impactos na mãe e no bebé, bem como estratégias de prevenção, diagnóstico e tratamento. Serão apresentadas abordagens terapêuticas, incluindo apoio emocional, ferramentas de apoio ao diagnóstico e encaminhamentos, além de tratamentos seguros e compatíveis com a amamentação. O objetivo da palestra é fornecer informações e orientações para profissionais de saúde e consultoras de amamentação a fim de identificar e auxiliar as mães que estejam a enfrentar transtornos de humor e ansiedade durante a amamentação, diminuir o risco de desmame precoce para esta população, desmistificar orientações antiquadas e preconceituosas em relação ao tema, promovendo uma experiência saudável e acolhedora para mãe e bebé.
Nesta palestra exploraremos estratégias para promover um ambiente seguro para mães que optam por dormir com os seus bebés, utilizando a prática da cama compartilhada como uma forma de aumentar as taxas de amamentação. Abordaremos o impacto da privação de sono na amamentação, discutindo como a falta de descanso adequado pode afetar negativamente a produção de leite e o vínculo entre mãe e bebé. Serão apresentadas estratégias práticas para promover um sono seguro, como a criação de um ambiente livre de riscos e a adoção de medidas de segurança na cama compartilhada. O objetivo é oferecer informações atualizadas e orientações aos profissionais de saúde e consultoras de amamentação, a fim de apoiar as mães na amamentação, considerando os aspectos de sono seguro e saúde mental.
Nesta palestra abordaremos dois desafios comuns: a DMER (Disforia do reflexo de ejeção de leite) e a Perturbação na Amamentação. Explicaremos as diferenças entre essas condições, destacando os principais sintomas e ocorrências associadas a cada uma delas. Serão apresentadas estratégias eficazes para ajudar lactantes que enfrentam esses desafios a persistirem na amamentação. Discutiremos a importância do suporte emocional, como identificar e abordar a DMER e a Perturbação na Amamentação, além de fornecer orientações sobre técnicas e ajustes da amamentação, manejo da dor e busca de apoio especializado em lactação. O objetivo é capacitar os profissionais a diferenciar essas condições e oferecer suporte adequado, auxiliando as lactantes a superarem os desafios e a continuarem a amamentar de forma satisfatória e saudável.
Nesta palestra abordaremos o tema do fim da amamentação de forma abrangente. Exploraremos a conceituação do desmame, não apenas como o fim da amamentação, mas como um processo gradual de transição alimentar e inserção social para o bebé/criança. Discutiremos também os aspectos sócio-culturais que influenciam o desmame, considerando as diferentes práticas e crenças em torno desse processo em diferentes comunidades. Além disso, abordaremos os aspectos psicológicos envolvidos no processo, incluindo as emoções da mãe e do bebé durante essa transição. Serão compartilhadas estratégias e orientações para apoiar as mães nesse processo, considerando o cuidado emocional e a criação de um ambiente acolhedor. O objetivo da palestra é fornecer informações atualizadas e promover uma abordagem sensível e empática em relação ao desmame, capacitando os profissionais a auxiliarem as mães de forma efetiva nesse momento de transição.
Nesta palestra apresentaremos o Método Bianca Balassiano de desmame gradual, direcionado a crianças a partir dos 18 meses, com foco na sua 1ª fase, que envolve o fim da livre demanda e a regulação das mamadas diurnas. Exploraremos essa abordagem única e eficaz para o desmame gradual, desenvolvida por Bianca Balassiano a partir da sua experiência pessoal e atendimento a mais de 300 famílias neste processo. Discutiremos as principais estratégias dessa fase, que envolvem a redução gradativa do número e duração das mamadas diurnas ao longo do prazo estabelecido por cada família. Serão abordadas as técnicas e ferramentas que devem ser oferecidas às famílias, estratégias para aplicação das mesmas conforme a realidade individual, a adaptação gradual da criança às mudanças e o suporte emocional tanto para a mãe quanto para o bebé durante esse processo. O objetivo da palestra é fornecer informações detalhadas sobre o Método Bianca Balassiano de desmame gradual, capacitando os profissionais a utilizarem essa abordagem de forma segura e efetiva para auxiliar as famílias que desejam iniciar o processo de desmame através da regulação das mamadas.
Nesta continuação da palestra sobre o Método Bianca Balassiano de desmame gradual abordaremos a fase 2, que tem como objetivo auxiliar as famílias no desmame noturno. Exploraremos as estratégias e orientações específicas dessa fase, que visam eliminar as mamadas noturnas. Discutiremos a importância de estabelecer uma rotina noturna adequada, técnicas para acalmar e confortar o bebé durante a noite e alternativas saudáveis para substituir as mamadas noturnas. Será abordada também a importância do suporte emocional para a família durante essa transição. O objetivo da palestra é fornecer informações detalhadas e práticas sobre a fase 2 do Método Bianca Balassiano de desmame gradual, capacitando os profissionais a oferecerem suporte efetivo às famílias que desejam realizar o desmame noturno de forma gradual e respeitosa.
Nesta continuação da palestra sobre o Método Bianca Balassiano de desmame gradual abordaremos a fase 3, que se concentra no desmame total ou o fim da amamentação. Exploraremos as estratégias e orientações específicas para ajudar as famílias nessa etapa, além dos rituais de encerramento e discussão de casos reais. Discutiremos os aspectos emocionais tanto para a mãe quanto para a criança durante essa transição significativa. Serão apresentadas abordagens para lidar com a possível resistência ou relutância da criança em desmamar completamente, além de técnicas para proporcionar conforto físico para as mamas quando necessário e apoio emocional durante esse processo. O objetivo da palestra é fornecer informações e orientações práticas para os profissionais, capacitando-os a auxiliar as famílias na finalização do trabalho de acompanhamento do desmame gradual, garantindo uma transição suave e saudável para todos os envolvidos.
Todos os profissionais que trabalham com aleitamento materno, como:
- IBCLC,
- Pediatras,
- Médicos de clínica geral,
- Enfermeiros,
- Fisioterapeutas,
- Terapeutas da fala,
- Psicólogos,
- Doulas,
- CAM,
- Entre outros.
A Dr. Hazelbaker é terapeuta há mais de 30 anos. Especializou-se em tratamento interdisciplinar e, para isso, realizou formações em diversas temáticas para melhor atender os seus clientes. Ela é uma terapeuta sacro-craniana certificada, uma educadora pré e perinatal, uma praticante de movimento rítmico e uma consultora de lactação certificada pelo conselho internacional (IBCLC) e tem um consultório particular em Columbus, Ohio.
Obteve o seu mestrado pela Pacific Oaks College (Desenvolvimento Humano especializado em Aleitamento Humano) e o seu doutoramento pelo The Union Institute and University (Psicologia, especializando-se em Cura Energética e Transformacional). Ela possui também certificações pelo Upledger Institute e pela The Biodynamic Craniosacral Therapy Association of North America, tendo-se formado com professores renomados na terapia sacro-craniana, incluindo a Carol Gray e a Dra. Cathy Holway.
A sua pesquisa original sobre freio lingual curto, feita em 1993, mudou a prática clínica nos EUA e no mundo inteiro, uma vez que deu origem ao Instrumento de Avaliação da Função do Freio da Língua™© (ATLFF)™©. Em 2010, ela resumiu a sua tese de mestrado, dando origem a um livro abrangente sobre a condição: Tongue-tie: Morphogenesis, Impact, Assessment and Treatment. Actualmente está a trabalhar na próxima edição.
O ATLFF™© continua a ser o único instrumento de triagem da língua, cientificamente validado, para lactentes com menos de seis meses (independentemente de serem ou não amamentados!).
Reconhecida internacionalmente, a Dr. Hazelbaker é uma especialista em problemas de sucção infantil e tratamento dos mesmos. Ela tem vindo a utilizar a terapia sacro-craniana para tratar problemas de sucção infantil durante praticamente duas décadas com tremendo sucesso, e até hoje realizou quase 10.000 tratamentos infantis!
A Dra. Hazelbaker fala globalmente sobre uma variedade de tópicos de amamentação e psicologia do desenvolvimento, de forma a preparar consultores de lactação e terapeutas sacro-cranianos para abordar as questões infantis.
Desde a época de Aristóteles que se sabe que o freio lingual cria problemas orais funcionais.
A Dr. Hazelbaker levar-nos-á numa viagem ao tempo, entre o tempo de Aristóteles até ao presente, identificando quando a controvérsia em torno do tratamento do freio da língua começou. A Dr. Hazelbaker abordará as questões controversas actuais e irá também sugerir estratégias para o futuro da abordagem clínica do freio da língua.
Durante décadas, a avaliação e o tratamento do freio lingual têm sido um assunto controverso. Neste módulo, a Dr. Hazelbaker apresenta as pesquisas mais atualizadas sobre definição, impacto, avaliação, tratamento e resultados do tratamento de freios da língua em crianças.
Ela irá fornecer diretrizes baseadas em evidências para o processo de tomada de decisão clínica do corte do freio da língua.
Este módulo aborda o fenómeno do freio labial generalizado, mas não baseado em evidências. O que sabemos sobre freio labial? Isso afeta o aleitamento materno infantil? Pode causar problemas dentários? Este módulo aborda essas e outras questões, revisando as evidências científicas e fornecendo orientação que os profissionais utilizarão na tomada de decisões clínicas éticas e baseadas em evidências.
Definição de freio lingual curto.
Comparação de instrumentos de classificação, avaliação e triagem.
Regras para uma avaliação precisa do freio lingual.
Os sete critérios de função: descrição, método de avaliação apropriado e pontuação adequada.
Os cinco critérios de aparência: descrição, método de avaliação adequado e pontuação adequada.
Análise da pontuação e regras para a decisão cirúrgica.
Os participantes sairão com uma compreensão completa do ATLFF™© e da sua aplicação adequada em ambientes clínicos como uma ferramenta de triagem para a língua infantil.
Afinal quais são os cuidados que se devem ter após a intervenção cirúrgica para resolução do freio da língua curto?
Deve massajar-se a área cortada?
Deve fazer-se trabalho corporal?
Este módulo irá responder a estas e a muitas outras questões sobre o pós-corte, fazendo uma revisão sobre os bons procedimentos a adoptar após a cirurgia, sobre os quais os profissionais da amamentação deverão estar a par, de forma a acompanhar as famílias nestes momentos de forma correcta.
ATENÇÃO!! A parte presencial/ em direto com a Alison Hazelbaker teve lugar nos dias 22 e 23 de Setembro de 2023. Adquirir a formação com a Alison consiste em assistir à gravação (disponível durante dois meses) e ter acesso a toda a informação bibliográfica que a Alison Hazelbaker facultou aos participantes!
Mãe do Junior e do Noah, casada com o amor da sua vida que a levou a emigrar para Paris, adora chocolate, ler, conduzir e ver séries policiais!
Fisioterapeuta desde 2010, apaixonada pela área da saúde da mulher e pediatria, principalmente pelos primeiros meses de vida, tem-se dedicado especialmente ao estudo da amamentação, tornando-se Consultora Internacional em Lactação pelo IBLCE, ou seja, IBCLC, em 2020.
A Joana é mãe do baby Guilherme, nerd confessa, adora música, fotografar pessoas e ler livros! É psicóloga clínica, desde 2007, doula e tem formação em amamentação. A maternidade fez germinar a semente de querer contribuir na caminhada das mulheres na área tão especial e sensível que é a gravidez, o parto e o pós-parto.